terça-feira, 13 de abril de 2010

Cyndi Lauper



Sou fanatica por DIVAS das antigas, como : Cher,Madonna .. Mais, eu adooooro de verdade a lindissima Cyndi Lauper. Ela não é da minha epoca, mais ultimamente tenho escutando bastante músicas dela, e vou confessar que tô adoraando . Então, hoje o Blogger' é da eterna DIVA .



Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton; nascida em Nova Iorque, 22 de junho de 1953. E uma cantora estadunidense vencedora de Grammy, compositora , multi-instrumentista e uma atriz vencedora do Emmy. Cyndi Lauper explodiu em meados dos anos 80 com o lançamento de seu primeiro álbum solo: She's So Unusual e transformou-se na primeira mulher do mundo a ter cinco singles de um mesmo álbum na Billboard, a parada musical mais importante do mundo. Cyndi Lauper já lançou 10 albuns de estúdio e cerca de 40 singles, vendendo cerca de 70 milhões de álbuns, e 10 milhões de singles (o single mais vendido foi "Girls Just Want To Have Fun" com 4 milhões de cópias), tem como principais características, sua constante mudança de visual, passagem pelos mais diversos estilos musicais e sua voz extremamente peculiar.

Ps:. eu indico a quem nunca escutou 'Girls Just Want To Have Fun' a baixarem, é muiito animadinhaa ;)



A Vida antes da Fama.

Cynthia Anne Stephanie Lauper Thornton nasceu em 22 de junho de 1953 em um hospital do bairro nova-iorquino de Queens, não muito longe da casa dos pais, no Brooklin, Estado Unido. Embora Cyndi seja um pouco sensível quando lhe perguntam sobra a sua idade "o que eu sou, um carro?", é sua resposta padrão. O pai Fred Lauper trabalhava em uma companhia de navegação e, na adolescência, seus interesses variavam da arqueologia a tocar xylophone. Sua mãe vivia atarefada cuidando de Cyndi, da irmã mais velha, Ellen e do irmão mais novo, Butch. Os pais de Cyndi divorciaram-se quando ela tinha apenas cinco anos de idade e sua mãe acabou tendo de se mudar com as crianças para Ozone Park, em Queens.

Até hoje a conversa de Cyndi é impregnada pelo sotaque do bairro. Os primeiros discos que Cyndi escutou foram os da mãe, com destaque para Eileen Farrel e Louis Armstrong. Mas o maior acontecimento musical de sua vida foram os Beatles. Cyndi relata que ficou fascinada com a voz de John Lennon e também que enquanto ela e sua irmã lavavam os pratos, tentavam repetir as harmonias, Cyndi conta que sua voz não soava nada parecida com a de John e isso deixava desapontada, chegando ao ponto de parar de cantar. Seu primeiro violão foi herdado por sua irmã, porém, Cyndi aprendeu a tocar "Greens levees" e foi batalhar no cenário folk da época.

Cyndi obteve sucesso cantando em parques e barzinhos, pois nos seus esforços educacionais não obtinha o mesmo sucesso. Cyndi estava certa de possuir afinidades com música e arte, mas não conseguia demonstrar isso satisfatoriamente. "Eu tirava zero em arte e fui para uma escola de arte, a Fashion Industries. Então me colocaram na classe dos gênios irrealizados e fracassei nessa também, me dei mal tantas vezes que finalmente abandonei tudo e peguei meu General Equivalency Diploma.”.

Sua mãe parecia que estava se matando, mas sempre tentava ser feliz. "Acho que o motivo por eu ser o que sou vem de observar minha mãe e as mulheres da minha família e da vizinhança. É engraçado, na vizinhança você vê as mulheres como adolescentes e depois às vê crescer com os filhos, tudo enquanto você tem de 5 a 10 anos, e você as vê assumirem a mesma expressão no rosto, igualzinha à que você vê no da sua mãe, esta é a vida das mulheres". Mas não a de Cyndi, que aos 18 anos saiu de Ozone Park sem nenhum arrependimento. "Eu já pensava nisso há alguns anos, portanto já era tempo.". Enquanto trabalhava fazendo bicos, Cyndi conheceu Bob Barrel, um artista nos seus 60 anos, com quem estudou algum tempo. Bob a introduziu na poesia e na política, além de lhe indicar alguns livros de autores importantes. Inspirada, Cyndi foi com o seu cachorro Sparkle para o Canadá, onde passou duas semanas nas florestas ao norte de Toronto, dormiu em barraca. Depois voltou para os Estados Unidos, cansada de Nova York, ela se mudou para Vermont, onde freqüentou uma escola de arte perto de Stowe, trabalhando como garçonete e agarrando tudo que aparecesse. Pouco tempo depois, meio desiludida, ela resolveu voltar para Ozone Park.

"Voltei para fazer o que eu sabia fazer, isto é, cantar. Ninguém precisou me ensinar como cantar”. Essa suposição mais tarde se provaria tecnicamente incorreta, mas a atitude estava certa. Em 1974 ela descolou trabalho como vocalista de apoio e dançarina numa banda de baile de Long Island chamada “Dov West”, que só tocava Cover de disco music, coisa que Cyndi detestava. Claro, logo puxou o carro sem ficar com saudades. Em seguida Cyndi começou uma banda chamada “Flyer”, mais orientada para o rock & roll, com repertório na base de Rolling Stones, Rod Steward, etc. Em 1977, Cyndi Lauper foi chamada para gravar uma música chamada “You Make Loving Fun” achando que iria receber muito pela música, lembra ela que recebera uma miaria pela gravação, cerca de doze dólares por isso. Lembrando deste fato a cantora só descobriu vinte anos depois que a gravadora lançou um single dele no qual ela ficou um pouco espantada. Depois de três anos imitando Jagger e Stewart, sua voz estava numa pior e, quando Cyndi chamou uma amiga para substituí-la na banda, esta lhe recomendou que fosse ver Katie Agresta, uma competente professora de canto de Manhattan. Katie conta que encontrou Cyndi em péssimo estado. “Quase não podendo falar, três médicos lhe haviam dito que ela nunca mais poderia cantar.”. Katie ensinou-lhe exercícios vocais e aquecimentos, e indicou-lhe uma dieta apropriada. E devagarzinho Cyndi voltou a cantar.

Restaurada a voz, Lauper arranjou para cantar um Night Club de Manhattan. Ted Rosemblatt, seu empresário na época, foi assisti-la uma noite e levou consigo um compositor chamado John Turi, que também tocava teclado e saxofone. Cyndi e John logo se tornaram amigos e começaram a compor juntos algumas canções.

Lauper está casada com o ator David Thornton há 18 anos e é mãe de um menino de 12 anos, Declan.

5 comentários:

Thamyzinha Iwasaki disse...

nossa bastante interessante, legal saber e aprender sobre outras pessoas diferentes, divas que não são de nossa epoca mais que concerteza marcaram um geração.

muito legal adorei memso, bastante completo^_^

Anônimo disse...

Muito bonito o seu Blog,parabéns

skitnevsky disse...

curti o texto amr! *-*

rogeryolauper disse...

uau! legal eu a conheci em 1986 e até hoje sou apaixonado por ela, está cantora, compositora, e atriz e espetacular! o filho dela já tem 13 anos faz catorze em novembro se não tiver errado e no dia 19.rogério,shine,2002.

rogeryolauper disse...

oi! você não sabe que também em 1984 do lp she´s só unusual fizeram um compacto com as músicas(girls just want to have fun, she bop, money changes everything e time after time) que vendeu no mundo 7,5 e o lp nos eua vendeu:4,5 e no brasil 300mil cópias! o true colors vendeu:12milhões no mundo, e o a night to remember 9 milhões e ainda lançaram no japão o the best remix que vendeu:250mil cópias, cyndi só na década de 80. vendeu:44,750 mil cópias!rogério,who let in the rain,1993.

Postar um comentário